Sobre a Revista

A Revista MG. Biota, editada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), busca divulgar pesquisas científicas desenvolvidas em Minas Gerais que visem a promoção do conhecimento sobre a biota mineira e áreas afins. Tem como objetivo fomentar a análise e o entendimento da dinâmica do meio ambiente como base para sua preservação e uso sustentável. Com periodicidade semestral, o periódico tem fluxo contínuo para recebimento e publicação das pesquisas científicas realizadas nas Unidades de Conservação de Minas.

Anúncios

EDITAL DE CHAMAMENTO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS NA REVISTA MG. BIOTA

2022-11-18

A Revista MG.Biota, editada pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF (Minas Gerais), está com chamada aberta para submissão de artigos. O periódico publica trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Minas Gerais, divulgando o conhecimento da biota mineira e áreas afins. A Revista tem como objetivo principal fomentar a análise e o entendimento da dinâmica do meio ambiente como base para sua preservação e uso sustentável.

A Revista destina-se à publicação de artigos inéditos, relativos aos temas:

  • Ambiente e Sociedade
  • Arqueologia
  • Biogeografia
  • Cavidades naturais
  • Conservação e preservação de patrimônio ambiental
  • Ecologia, Biodiversidade e seus correlatos
  • Ecoturismo e turismo sustentável
  • Ecossistema aquático
  • Educação e Epistemologia ambiental
  • Espeleologia
  • Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Modelagem aplicada ao Meio Ambiente
  • Paisagem, Cultura e Meio Ambiente
  • Perda e fragmentação dos hábitats pelo desmatamento
  • Política, Planejamento e Gestão Ambiental
  • Recuperação de área degradada
  • Solos, minerais e rochas
  • Sustentabilidade e áreas protegidas

As submissões mantêm o sistema contínuo, ou seja, o artigo que for submetido e aceito entrará na edição mais próxima.

Disposições Gerais

As colaborações, para edições da revista poderão ser enviadas para  projetospesquisas.ief@meioambiente.mg.gov.br

As diretrizes para os autores estão disponíveis no seguinte sítio eletrônico: http://mgbiota.ief.mg.gov.br/index.php/MB/about/submissions

Os artigos serão avaliados e procederão ao retorno dos seus autores para eventual correção, se houver necessidade.

Todas as contribuições científicas enviadas para publicação serão submetidas à apreciação dos Membros do Corpo Editorial e Revisores Convidados, reservando-se à Revista o direito de recusar o artigo considerado insuficiente ou que esteja em desacordo com os princípios e normas da revista.

A Revista aceita submissões de:

Artigos científicos Inéditos: os artigos devem conter resultados científicos originais que ainda não tenham sido publicados em outro periódico.

Equipe Editorial

Edital_Artigo1.jpg

Saiba mais sobre EDITAL DE CHAMAMENTO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS NA REVISTA MG. BIOTA

Edição Atual

Revista MG.Biota - v.15, n.1 - Janeiro/Dezembro - 2022 - ISSN online 2675-7893
					Visualizar Revista MG.Biota - v.15, n.1 - Janeiro/Dezembro - 2022 - ISSN online 2675-7893
Publicado: 2023-10-10

Artigos

Ver Todas as Edições

MG.Biota é um boletim de publicação de trabalhos de investigação científica, do Instituto Estadual de Florestas – IEF, que tem como base trabalhos de campo e laboratório, bem como de revisões bibliográficas sobre a evolução do meio ambiente, em seus aspectos interdisciplinares. Tem como objetivo a divulgação do conhecimento sobre os diversos aspectos das questões ambientais do estado de Minas Gerais, com vistas a fomentar a análise e o entendimento da dinâmica do meio ambiente como base para sua preservação e uso sustentável. Prioriza abordagens relativas ao estudo das estruturas, distribuição espacial e processos nos diferentes níveis de interação entre aspectos ecológicos (indivíduos, populações, comunidades, ecossistemas) e geossistêmicos (geomorfológicos, hidrológicos, sedimentológicos, pedológicos e paisagens). Artigos com características acima descritas serão bem-vindos, desde que apresentem relevância e contribuam para o avanço do conhecimento.

O boletim é para um público amplo e heterogêneo. Os leitores são, em geral, estudantes e professores de ensino médio, universitários, pesquisadores, técnicos e leigos que se interessam pela área ambiental. Os textos da revista exigem, portanto, clareza, dando ênfase às imagens (ilustrações ou fotos) que facilitem a sua compreensão.