Ampliando o conhecimento sobre os peixes do rio Pandeiros

  • Rafael Couto Rosa de Souza
  • Marina Lopes Bueno
  • Marina Silva Rufino
  • Marina Ferreira Moreira
  • Paulo Santos Pompeu
Palavras-chave: ictiofauna neotropical; remoção de barragens; lista de espécies; peixes migradores; bacia do rio São Francisco

Resumo

A produção de energia elétrica no Brasil é impulsionada pela construção de barragens, motivada pela diminuição da utilização de combustíveis fósseis. Porém, a modificação causada num rio com a implantação destes empreendimentos traz impactos ecológicos muitas vezes irreversíveis. O objetivo deste estudo foi avaliar a ictiofauna presente no rio Pandeiros, acima e abaixo da barragem, e os possíveis impactos relacionados à alimentação e migração oriundos da Pequena Central Hidrelétrica de Pandeiros (PCH Pandeiros) que está desativada desde 2008. Onze coletas foram realizadas entre 2014 e 2016 em oito pontos ao longo do rio. No total foram identificadas 60 espécies de peixes. Além de aprimorar o conhecimento sobre a ictiofauna do rio Pandeiros, aumentando o número de espécies conhecidas, também se identificou o impacto da PCH Pandeiros na distribuição e dinâmica dos peixes no rio, apoiando estudos que apontam a possibilidade de remoção da mesma.

Palavras chave: ictiofauna neotropical; remoção de barragens; lista de espécies; peixes migradores; bacia do rio São Francisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-31